Asociación Internacional de los Movimientos Familiares de Formación Rural
Association Internationale des Mouvements Familiaux de Formation Rurale
Associazione Internazionale dei Movimenti Familiari di Formazione Rurale
International Association of Family Movements for Rural Training
Associação Internacional de Movimentos Familiares de Formação Rural

Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil – Revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa

A Pedagogia da Alternância consiste numa metodologia de organização do ensino escolar que conjuga diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, tendo como finalidade uma formação profissional.

Esse método começou a tomar forma em 1935 a partir das insatisfações de um pequeno grupo de agricultores franceses com o sistema educacional de seu país, o qual não atendia, a seu ver, as especificidades da Educação para o meio rural. A experiência brasileira com a Pedagogia da Alternância começou em 1969 no estado do Espírito Santo, onde foram construídas as três primeiras Escolas Famílias Agrícolas.

Não obstante, decorridos 40 anos de sua implantação no país, essa proposta pedagógica ainda é discutida com pouca ênfase em nosso meio acadêmico.

Em projeto de pesquisa que vimos desenvolvendo, realizamos um levantamento das dissertações de mestrado e teses de doutorado brasileiras sobre Pedagogia da Alternância defendidas entre 1969 e 2006.

 

Para continuar lendo baixar o arquivo a seguir:

Comparta:

Más Documentos

Reglamento Interno AIMFR (2015 ES)

El Reglamento Interior tiene por finalidad definir las modalidades de aplicación de los Estatutos de la AIMFR, aprobados en la Asamblea General de DAKAR (Senegal)