Asociación Internacional de los Movimientos Familiares de Formación Rural
Association Internationale des Mouvements Familiaux de Formation Rurale
Associazione Internazionale dei Movimenti Familiari di Formazione Rurale
International Association of Family Movements for Rural Training
Associação Internacional de Movimentos Familiares de Formação Rural

Alternancia e Escola Familia Agrícola – Proposta para Promoção e o Desenvolvimento Rural

O homem do campo tem uma raiz cultural própria, um jeito de viver e de trabalhar distinto do mundo urbano, Mas com a expansão do modo de produção capitalista consolidou a crescente polarização da sociedade em duas classes distintas: os detentores da força de trabalho e os detentores dos meios de produção forçando muitos produtores a saírem do campo para a cidade. Os que ficavam, viviam em condições não tinham acesso a uma educação diferenciada.

Essa realidade levou a idealização de uma educação voltada ao meio rural que permitisse aos jovens a não privação de sua família, da sua imprescindível força de trabalho, buscando a integração entre escola, trabalho e família. Dessa forma, a pedagogia que melhor atendia os interesses de uma educação voltada para o homem do campo seria a da alternância, a qual o aluno mantinha-se em espaços de tempos alternados entre a escola.

Neste modelo de educação acontece um impacto positivo no desenvolvimento sustentável e solidário do campo com o fortalecimento da agricultura familiar e manejo agroecológico, além da elevação da auto-estima dos jovens e de suas famílias, havendo o resgate e valorização da cultura do homem do campo e expansão e adaptação da proposta nas distintas realidades brasileira.

Silvana Maria Laquini Moro / Flávio Santos Lopes / Ildranis Laquini Moro / Carla Souza Santos / Janinha Jerke De Jesus

Para continuar lendo baixar o arquivo a seguir:

Comparta:

Más Documentos

Reglamento Interno AIMFR (2015 ES)

El Reglamento Interior tiene por finalidad definir las modalidades de aplicación de los Estatutos de la AIMFR, aprobados en la Asamblea General de DAKAR (Senegal)